quarta-feira, 30 de março de 2016

[HQlist] Detetives

Um dos seguimentos mais tradicionais dos quadrinhos, as histórias de detetives tratam-se de um filão que ainda não chegou ao esgotamento. Assim como na literatura policial contamos com grandes personagens como Hercule Poirot (criação de Agatha Cristie) e Detetive Maigret (de George Simenon), nas HQs também temos grandes detetives, de facetas tão díspares e interessantes que vale fazer uma lista mencionando alguns deles.


Wesley Dodds e seu alter ego, Sandman, é um dos personagens mais antigos da DC Comics, tendo estreado na revista Adventure Comics #40 de julho de 1939, ou seja, muito tempo antes de Neil Gaiman criar ao lado Sam Kieth o personagem de mesmo nome, mas com essência diferente. O Sandman da Era de Ouro, como é também conhecido, é um misterioso detetive que usa máscara e arma de gás enquanto está em ação, uma vez que prefere colocar seus algozes para dormir ao invés de entrar em combate direto. O personagem somente se tornou conhecido atualmente em razão da série Sandman Teatro do Mistério escrita por Matt Wagner no selo Vertigo durante os anos 90. Em sua versão moderna, Dodds é um cara comum, valendo-se apenas de seu intelecto, coragem e da arma de gás durante suas investigações.


Para muitos ele é o mais famoso detetive dos quadrinhos. Certamente ele é um dos mais antigos. Dick Tracy foi criado em 1931 por Chester Gould nas página do jornal Chicago Tribune, de onde se proliferou para mais de 800 jornais ao redor do mundo, atingindo uma marca aproximada de 150 milhões de leitores. Dick Tracy ostenta todas as qualidade pelas quais os detetives hoje são reconhecidos: inteligência acima do comum, sofisticada perícia com armas e habilidoso no combate corpo a corpo. Sem falar no visual, com seu sobretudo e chapéu amarelos que marcaram época. O sucesso do personagem atravessou gerações e hoje é tido como um dos ícones da cultura pop americana. A série durou até 1977.



Rivalizando com Sandman Teatro de Mistérios na característica ambientação noir está Blacksad. Criação de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, Blacksad se encaixaria perfeitamente dentro do esteriótipo de detetive particular, se não fosse por uma peculiaridade: possuir a forma antropomorfizada de um gato. Essa é marca registrada da obra dos autores espanhóis, que prezam pelo apurado vigor artístico de seu roteiro (Canales) e da arte (Guarnido). Atualmente, Blacksad protagonizou cinco álbuns, sendo apenas os dois primeiros lançados no Brasil (pela Panini).



Dylan Dog é o detetive do sobrenatural e é provavelmente o que mais recebe casos bizarros dentre os integrantes dessa lista. Seus clientes querem geralmente se livrar de uma assombração que os persegue ou se livrar de alguma maldição de que não consegue se livrar. Trata-se de um dos personagens mais famosos da Bonelli Editore, tanto que em 2011 foi adaptado para os cinemas, sem, infelizmente, ter atingido a qualidade esperada. Dylan Dog é uma criação de Tiziano Sclavi.


Esse detetive dispensa maiores apresentações. Embora seu perfil detetivesco esteja meio em baixa, ele nunca deixou de existir em suas histórias, ainda que tangencialmente. Dotado de extrema inteligência e preparo físico, Bruce Wayne ainda possui de recursos financeiros quase ilimitados para se equipar das mais diversas quinquilharias, que aparentemente não possui nenhuma utilidade, não até Batman se valer nelas num preciso momento e lugar. Durante a Era de Ouro e Prata dos quadrinhos, Batman era, de fato, um detetive. Suas tramas era focadas nesse aspecto. Somente com a ascensão da Marvel e do conceito de super-heroísmo pelos qual conhecemos hoje é que Batman mudou.

2 comentários:

Unknown disse...

Batman ñ está no topo da lista??

Otávio Santos disse...

Eu não coloquei em ordem de preferência aqui, Frank. A ideia é só mencionar grandes detetives dos quadrinhos