Acabou de sair no EUA, o primeiro encadernado da nova HQ de Tomb Raider. Obra diretamente derivada do reinício da franquia nos games em 2013, ela incorporou a renovação visual empreendida na ocasião. Lara Croft já não é mais aquela musa de seus primeiros jogos nos anos 2000. Agora, ela está rejuvenescida e menos interessada em explorar seu sexy apeal do que suas habilidades com o machado e artefatos históricos.
Depois dos eventos mostrados no game homônimo de 2013 (desenvolvido pela Cystal Dynamics e Eidos), a HQ começa com Lara Croft tendo que lidar com a perseguição da seita que pensou ter destruído na ilha de Yumatai, local onde aconteceu os acontecimentos do jogo. Eu não o joguei para saber até onde terminam as referências com o games, mas a HQ demonstra nos seus primeiros números bastante desenvoltura e autonomia, uma vez que não é preciso ter jogado o jogo para compreender a trama. Gail Simone se preocupou em agradar tanto fãs da série, quanto leitores não-iniciados.
Simone é bastante experiente em lidar com personagens femininas. É só conferir seu longo trabalho com a Mulher-Maravilha (2008-2010) Batgirl dos Novos 52 (2011-2014) e Red Sonja (2013). De fato, sua versão de Lara Croft agradou e se adequou perfeitamente ao seu novo background. Ocorre que a história vai se perdendo ao longo do primeiro arco e, no final, está irrecuperável.
A necessidade de explanar os antecedentes e desenvolver a nova trama ao longo de apenas seis edições comprometeu muito o resultado final (novamente a controversa demanda mercadológica de contar histórias fechadas em arcos). A arte, a cargo de Nicholas Daniel Selma, é quase primária e não possui apelo artístico algum, salvo as capas das edições. Por isso tudo que a HQ é somente recomendada aos fãs da série, sobretudo aqueles que desejam conferir os desdobramentos dos acontecimentos mostrados no game.
Tomb Raider: Vol. 1 - Season of the Witch
Tomb Raider #1-6
*** 5,0
Dark Horse | novembro de 2014
Roteiro: Gail Simone
Arte: Nicholas Daniel Selma
Nenhum comentário:
Postar um comentário