sábado, 26 de julho de 2014

"Origem Secreta" derrapa em roteiro raso e manjado


A princípio, um gibi do Lanterna Verde intitulado Origem Secreta é uma boa porta de entrada para leitores não familiarizados com o super-herói. Correto? A primeira vista, sim. Afinal, além do sugestivo título, a premissa da HQ dá conta sobre como Hal Jordan, piloto de avião indisciplinado e com sérios problemas familiares, se tornou o Lanterna Verde.

Eu busquei a leitura deste arco escrito por Geoff Johns e Ivan Reis justamente para pegar mais traquejo com a mitologia do herói antes de me aventurar em outras de suas famosas histórias. Mas ocorre que, apesar do calibre da dupla criativa, Origens Secretas não empolga e oferece uma aventura muito aquém do potencial do personagem, nem mesmo até da consagrada passagem de Johns (que durou mais de seis anos).

Cheio de clichês e esteriótipos (principalmente sobre a rotina militar), a proposta da HQ parece ser somente oferecer um entretenimento descompromissado ao leitor sem ousar demais. Além do mais, a história já sofria com um dos principais problemas das histórias da DC atualmente: superficialidade das suas tramas. Os defensores dirão que se trata de uma forma de captar novos leitores, não familiarizados com o Universo DC. Ocorre que o problema é narrativo, e não propriamente de ideias.

Pra piorar, o arco do encadernado da Panini fica inconclusivo quanto a uma parte da história, e o restante não foi lançado. Pelo menos não ainda no formato encadernado.

Lanterna Verde - Origem Secreta
Green Lantern #29-35
*** 5,5
DC | 2008
Panini | julho de 2011
Roteiro: Geoff Johns
Arte: Ivan Reis
Arte-final: Oclair Albert e Júlio Ferreira
Cores: Guy Major

Nenhum comentário: