terça-feira, 14 de janeiro de 2014

"Genshiken" foge de visão glamourizada do mundo otaku


Inspirado num filão de mangás que vêm alcançando muito sucesso nos últimos anos (o slice-of-life), Genshiken retrata um mundo em que a maioria dos seus leitores estão habituados a viver: o mundo otaku.

Basicamente, Genshiken conta a história de um grupo universitário especializado em cultura visual pop japonesa, ou seja, mangás,games, animês etc. É por isso que muitas piadas e situações podem se perder para o leitor comum (como eu), pouco habituado ao universo em que vivem os personagens do mangá. Ainda assim Genshiken apresenta uma trama interessante e inusual, capaz de cativar o leitor logo nas primeiras páginas.

A série não se limita a explorar as situações cômicas e populares quanto ao tema - e cada vez mais glamourizado diante da atual popularidade da temática nerd nas mídias. Logo nos primeiros capítulos é possível perceber que a série não vai deixar de abordar também todo o preconceito que sofre os adeptos desse estilo de vida.

O mangá está atualmente sendo publicado pela JBC (em substituição a Bakuman, mangá com características semelhantes) e contará com nove volumes no total. Trata-se de investimento certo para aqueles que estão a procura de algo menos infantilizado, mas ainda divertido.

Genshiken #1
**** 7,0
Kodansha | junho de 2002
JBC | junho de 2013
De Kio Shimoku (roteiro e arte)

Nenhum comentário: