quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A família de Will Eisner pode ser vista como metáfora da decadência moral da sociedade



"Famílias são fisicamente indistinguíveis umas das outras. Elas não usam insígnias. Elas são, afinal de contas, unidades tribais cujos membros estão lá graças a um evento biológico. E elas são unidas por um núcleo magnético que, ás vezes, não parece ser amor ou lealdade." Anônimo

É com esse pensamento pessimista sobre a família que Will Eisner inicia uma das últimas obra a chegar do Brasil. Lançada em 1998 nos EUA, Assunto de Família acompanha os preparativos de uma família desunida para a celebração dos 90 anos do seu patriarca. Mas as intenções de seus familiares não são tão nobres quanto o gesto sugere.

Logo no início fica claro que se trata de uma família esfacelada, mais interessada na herança do velho, não medindo esforços para cair nas graças dele. Os filhos dele são inimigos mútuos, cada um está mais interessado em inferiorizar o outro e levar vantagem em seu quinhão na herança. Se algumas família se unem por amor ou lealdade (como a frase da obra sugere), esta se reuniu buscando se resolverem às custas do pai e dos irmãos.

Juntos, o pior de cada um deles vem a tona, revelando um passado de intrigas, rixas, traição, ganância, incesto e coisas ainda piores. Eisner cria aqui um cenário familiar decadente, pessimista e não poupa ao pintar a sua concepção de que é capaz uma família desestruturada. Não deixa de ser espelho da decadência moral da sociedade como um todo. Definitivamente, a trama passa longe do tom redentor presente em vários outros trabalhos de Eisner.

Em si, Assunto de Família apresentada um história curta, mas não por isso ligeira nem rasa em seu conteúdo. Eisner foi um gênio no domínio da narrativa gráfica, não descuidando em nenhum momento de sua característica mais marcante. Exaltar a qualidade das obras de Eisner chega a ser redundante, por isso não vou aqui tentar convencer o leitor da importância da obra ou recomendar a leitura. Tudo isso está subentendido quando se fala em Will Eisner. Conhecer sua obra é tarefa obrigatória para todo fã de quadrinhos.

Assunto de Família
A Family Matter (1998)
**** 8,0
Devir | novembro de 2009
Roteiro e arte: Will Eisner

Nenhum comentário: