sábado, 8 de novembro de 2014

Quarto volume do Demolidor de Waid mantém o ritmo acelerado e coesão da linha narrativa

Mark Waid, Demolidor volume 4, Panini

Enquanto a Panini continua a publicação da atual fase de Mark Waid a frente do Demolidor com o lançamento do seu volume 5, eu aproveito para colocar a leitura da série em dia e encaro o volume 4. Essa é uma das poucas publicações recentes que eu faço questão de acompanhar. Waid é um grande roteirista de histórias de super-heróis e quase sempre cria boas tramas, geralmente encontrando o equilíbrio entre respeitar o background do personagem e ousar em novas tramas, fugindo do convencional.

É precisamente o que acontece nas edições de encadernado, em que há aparição inédita do vilão Coiote. Waid arranjou uma maneira muito criativa de apresentar esse personagem, que é de sua autoria. Uma vez que os leitores não sabem nada a seu respeito, ele se aproveita desse desconhecimento para chocar, introduzindo-o de um modo bastante ousado e criativo. 

Outra coisa que diferencia o Demolidor de Waid é de não se ater muito a estrutura rígida de tramas em arcos de 5 ou 6 edições. Desde a primeira edição a série vem contando uma história coesa, que continuamente se desenvolve, mas que nem por isso fecha as portas para novos leitores. Isso não é pouca coisa. Não é simples que algum roteirista de quadrinhos mainstream não descambe para a excessiva remissão de fatos passados ou crie arcos independentes entre si, algo comum em autores iniciantes.

Nos desenhos, Chris Samnee substituiu de vez Paolo Rivera (que cada vez mais vinha se afastando da arte interna), que passou a assinar somente a arte das capas. Mas Samnee não fez feito. Em uma arte mais escura que seu antecessor, ele não chega a ousar no layout como David Aja em Gavião Arqueiro, mas em compensação ele demonstra ter o completo domínio da narrativa visual, atributo essencial num quadrinho de ação.

Quanto ao trabalho da Panini, não há muito o que se comentar além da preocupação em economizar ao máximo o número de páginas. Em razão disso, algumas capas, quando não completamente suprimidas, são dispostas em formato reduzido para caber mais de uma na página. Não há folhas de rosto, nem textos remissivos. Enfim, pelo menos tá sendo publicado com regularidade. Feito elogiável.

Demolidor - Volume 4
Daredevil #19-25
**** 8,0
Panini | abril de 2014
Roteiro: Mark Waid
Arte: Chris Samnee
Arte-final: Tom Palmer
Cores: Javier Rodriguez

Nenhum comentário: