domingo, 20 de dezembro de 2015

[Melhores de 2015] Melhores arcos

Embora nem sempre a noção de arco esteja explícita na revista (como é o caso de Gótico Americano), ele geralmente abrange um número determinado de edições avulsas que encerram parte da história principal ou uma aventura, formando uma certa unidade narrativa. Os arcos quase sempre são úteis para a publicação das edições em forma encadernada, após a distribuição mensal. Dada essa pequena introdução, vamos aos arcos!

>>> O Contrato de Judas (Tales of The Teen Titans #42-44 e Tales of The Teen Titans Annual/1984)


No início dos anos 80, a revista dos Novos Titãs era um dos maiores sucessos de vendas do mercado. George Pérez e Marv Holfman já gozavam de grande prestígio quando escreveram O Contrato de Judas. O plot principal do arco resgata um gancho das primeiras histórias do título: Grant Wilson se comprometeu com a organização COLMEIA em eliminar a equipe, em troca de receber super-poderes. Como seria de se esperar, Grant foi derrotado e morto. Ao final da edição descobrimos que Grant era, na verdade, filho de Slade Wilson, o Exterminador. Esse subenredo só foi ser retomado três anos depois, quando finalmente Slade Wilson decide cumprir o contrato que seu filho havia firmado com a COLMEIA e, assim, subjulgar os Novos Titãs. O arco também marca a primeira aparição de Dick Grayson como Asa Noturna.


>>> Destroçados (Astonishing X-Men #13-18/2006)



Comecei a leitura dos Surpreendentes X-Men graças aos encadernados que a Salvat lançou dentro da sua coleção de graphic-novels Marvel. Contudo, a coleção apenas compila os dois primeiros arcos da publicação, não encerrando os principais conflitos propostos. Dei um jeito então de ir atrás dos encadernados que a Panini lançou em 2011 e 2012 para terminar de ler a série. A procura não foi em vão: Destroçados só aumentou a qualidade das histórias que Joss Whedon e John Cassaday vinham contando até então. A dupla conseguiu oferecer um dos melhores gibis de heróis que eu já li e tido pela crítica em geral como um dos pontos altos na Marvel nesse século. Boa história, desenhos dinâmicos e bonitos e personagens carismáticos, tudo isso se viu em Destroçados.


>>> Gótico Americano (The Saga of Swamp Thing #37-50/1985-86)



Presença obrigatória na minha lista, Gótico Americano é memorável por diversos motivos. Primeiro vale mencionar que foi no início da saga, na edição 37 ("Padrões de Crescimento"), que se deu a primeira aparição de John Constantine, cuja aparência era inspirada na do cantor Sting. Além disso, foi em Gótico Americano que Alan Moore aprofundou a mitologia do Monstro do Pântano ao adicionar o Parlamento das Árvores como elemento importante de sua gênese. Em rápidas palavras, esse arco consiste na saga do Monstro do Pântano pelos EUA ao longo do qual investiga as causas de diversos fenômenos sobrenaturais malignos. Ao longo da saga, diversos personagens DC (sobretudo os pertencentes ao universos sobrenatural da editora, como Espectro, Vingador Fantasma e Desafiador) participam na batalha final contra o mal que se levanta. Esse arco foi publicado nos livros 3 e 4 de A Saga do Monstro do Pântano publicado esse ano pela Panini.

Nenhum comentário: