sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

[Melhores de 2015] Melhores coloristas

Sem maiores delongas, deixo a seguir os meus destaques no trabalho de colorização.

>>> Elizabeth Breitweiser


As primeiras edições de Fatale (quadrinho de Ed Brubaker e Sean Phillips ainda não lançado no Brasil) foram coloridas por Dave Stewart, um dos profissionais mais requisitados da indústria. Ele foi o responsável pelas cores de Fatale até a edição 11, trabalho que eu elegi como um dos melhores do ano passado. A partir de então, as cores da série ficaram sob o encargo da, até certo ponto, novata Elizabeth Breitweiser, que manteve o alto nível de seu antecessor e fez um lindo trabalho na HQ. Ela soube muito bem retratar a ambientação noir e de terror que a série propõe. Hoje, "Bettie" tem trabalhado em várias séries da Image, como Outcast (nova HQ do criador de The Walking Dead, Robert Kirkman), Velvet e The Fade Out (ambas escritas pelo mesmo Ed Brubaker).


>>> Juanjo Guarnido



Além de ser um desenhista notável, Juanjo Guarnido sabe também colorir muito bem. Em Blacksad: Amarillo sua paleta de cores possuiu uma variação de cores mais vivaz que os demais trabalhos da série. As cores na obra tiveram o importante papel de transmitir a ambientação mais leve e "ensolarada", ao contrário do recorrente clima noir pelo qual a série se destacou nos volumes anteriores. Tanto é assim, que o próprio álbum leva em seu título o nome de uma cor (por óbvio, amarelo). Assim sendo, Guarnido é mestre em usar das cores para transmitir as sensações preponderante da trama.


>>> Laura Martin


Laura Martin (que assinava como Laura DePuy no começo da carreira) é uma veterana do ramo, e também muito premiada, dona dois prêmios Eisner (2000 e 2002) de melhor colorista. Se você é leitor regular de quadrinhos, dificilmente você já não conferiu algum trabalho, sobretudo porque ela é bastante requisitada pela DC e Marvel. Esse ano, li dois ótimos trabalhos dela: Ministério do Espaço (lançado recentemente pela Devir) e Os Surpreendentes X-Men. Ao lado de bons desenhistas, suas qualidade ficam ainda mais reconhecíveis. Seu estilo é discreto e limpo, que em nenhum momento tenta se sobrepujar aos desenhos. Parece pouco, mas isso é determinante para que ela permaneça no ramo há tanto tempo.

Nenhum comentário: