quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A fase de Jamie Delano a frente de Hellblazer se encerra com trama densa


Depois de sete volumes, a Panini finalmente concluiu uma das mais bacanas coleções lançadas nos últimos anos por aqui. Pela primeira vez no Brasil foi publicada toda a fase Jamie Delano a frente do título Hellblazer. A fase Origens chega ao seu final com uma trama difícil, cunhada para os verdadeiros fãs da série, para aqueles que prestaram atenção a cada detalhe das edições anteriores. Delano quis coroar a sua passagem pelo título com dois arcos eficientes e bem diferentes entre si.

Mas antes deles veio, na edição 35, a história "O Coração do Menino Morto" (desenhado por Sean Phillips), que conta um pouco sobre a infância de Constantine. O ponto fraco fica para a arte (Phillips não desenhava tão bem quanto hoje - vide a linda arte de Fatale) e para as cores de Tom Ziuko, que, somadas a qualidade ruim do papel piza brité, comprometeram bastante a arte da história. Coube então ao roteiro fazer todo o trabalho.

O arco seguinte, das edições 37 e 38, tira o foco um pouco sobre Constantine e se concentra mais em Mercury. Trata-se de uma trama interessante, justamente por fugir um pouco do foco na magia e se concentrar, no caso, nos limites da maldade humana. Uma das histórias mais perturbadoras de Hellblazer.

O arco final, das edições 39 e 40, trata-se de um trabalho de paciência ao leitor, principalmente aquele pouco efeito a se ater em detalhes. Jamie Delano pesou a mão no conteúdo e construiu uma trama que envolve boa parte da mitologia de Constantine (por ele mesmo construída), terminando de lançar suas derradeiras contribuições ao personagem, sobretudo ao inserir o fato dele ter tido um irmão gêmeo que morreu durante o parto.

Ao final, a Panini ainda adicionou ao encadernado algumas pontuais contribuições que Delano viria a ter após deixar Hellblazer, perfazendo (ao contrário do divulgado pela editora) quase todas as edições escritas pelo roteirista inglês a frente do título, faltando apenas a graphic novel "Pandemônio", escrita ao lado de Jock e já lançada em 2011 pela editora italiana.

Hellblazer Origens: Vol. 7 - O Coração do Menino Morto
Hellblazer #35-40, 84 e 250; Hellblazer Secret Files
**** 7,0
DC | 1990, 1991, 1994, 2005 e 2009
Panini | janeiro de 2014
Roteiro: Jamie Delano
Arte: Sean Phillips, Steve Pugh, Dave McKean e David Lloyd
Cores: Tom Ziuko

Nenhum comentário: