sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ousada, Gotham Central mantém o alto nível dos volumes anteriores


Cada vez mais que avanço na leitura de Gotham City Contra o Crime (Gotham Central) mais eu tenho a certeza de que esta série nunca teria vez na atual orientação editorial da DC, encabeçada pelo trio Dan Didio, Jim Lee e Geoff Johns. Esta HQ não para de apresentar tramas ousadas, sem medo de tocar pontos polêmicos que ainda teimam em permanecer tabu dentro da indústria americana de comics de super-heróis.

Talvez seja por isso que uma personagem sensacional como Renee Montoya não tenha aparecido muito nas histórias do batuniverso. Sabe-se que estavam planejando a participação dela na semanal Batman Eternal, mas não soube se a ideia foi ou vai ser levada para a frente. Certo mesmo que Montoya está incrível no arco "Konexão Keystone" (edições 28 a 31). As melhores histórias da série acontecem quando ela participa ativamente da trama. Aqui não aconteceu diferente.

Em "Konexão Keystone", Montoya e seu parceiro, Crispus Allen, estão investigando a autoria de uma armadilha química que vitimou um policial de Gotham. O principal suspeito é um conhecido personagem da galeria de vilões do Flash: Doutor Alquimia. Mas a história não se atém, como de costume, exclusivamente ao caso principal. Nesse arco também acompanhamos como Montoya vem lidando com a rejeição de seu pai, que não fala mais com ela após descobrir sua relação homossexual.

O destaque negativo deste encadernado fica somente com a arte de Jason Alexander no arco "Sexo, Segredos e Chibatadas" (edições 26 e 27) que não se saiu bem ao tentar emular a arte de Michael Lark e Stefano Gaudiano, os "titulares" da arte da série.

Gotham City Contra o Crime: Vol. 5 - À Sombra do Morcego
Gotham Central #26-31
**** 8,5
DC | 2005
Panini | junho de 2007
Roteiro: Ed Brubaker e Michael Lark
Arte: Stefano Gaudiano e Jason Alexander
Cores: Lee Loughridge

Nenhum comentário: