domingo, 3 de agosto de 2014

Ignorada pela mídia e pela Panini, "Super-Homem - As Quatro Estações" merecia mais créditos


Nessa modinha (que já está durando há um bom tempo) de revisitar as origens dos principais heróis dos quadrinhos pouco se falou numa das melhores: Super-Homem - As Quatro Estações. Causa até estranheza o fato de terem ignorado a minissérie durante todo o burburinho que cercou o lançamento do último filme do herói e as comemorações pelos seus 75 anos, e, por outro lado, falarem tanto de bombas como Terra Um e Novos 52. É uma pena, pois Quatro Estações é de uma qualidade incomum nos comics de super herói. Ouso mais, é umas melhores HQ's do Superman. 

O tom da série é totalmente diferente do que se está acostumado a ler. Consegue ser saudosista e entusiasta sem errar a mão, talvez porque não possui aquela pegada pretensiosa da maioria das histórias. Para chegar a esse resultado muito ajudou a estruturação da minissérie em estações do ano, de forma a combinar a estação título da edição com o seu narrador. Uma sacada sutil, porém muito eficiente.

No início, torci o nariz para a arte de Tim Sale, sobretudo quanto ao traço do Superman, que beirava o cartunesco. Mas depois acho que me acostumei com ela e parei de me incomodar, talvez porque enxerguei uma pertinência com o tom saudosista que Jeph Loeb quis passar para a história. No final, não comprometeu, apesar de ainda achar que Sale se saiu melhor em Mulher Gato - Cidade Eterna e O Longo Dia das Bruxas. Para compensar, as cores de Bjarne Hansen são fabulosas.

É de se espantar que a única publicação da minissérie no Brasil seja a da Abril em 1999, feita em quatro parte. Nenhum encadernadozinho desde então. Bola fora da Panini.

Super-Homem - Quatro Estações
Superman For All Seasons #1-4
**** 8,0
DC | 1998
Abril | setembro de 1999
Roteiro: Jeph Loeb
Arte: Tim Sale
Cores: Bjarne Hansen

Nenhum comentário: