segunda-feira, 8 de setembro de 2014

"A Saga da Fênix Negra" é presença obrigatória em qualquer antologia Marvel


Não podia ficar de fora da Coleção Oficial de Graphic-Novels da Marvel da Salvat o encadernado A Saga da Fênix Negra, sobretudo em razão do que ela representa dentro da história dos X-Men e por alça-los irremediavelmente a condição de sucesso editorial, depois de muitos anos ameaçado por cancelamentos.

Não há dúvidas de que a saga (dada por muitos como uma das melhores e mais importantes histórias em quadrinhos da história) representou um grande salto de qualidade dos quadrinhos, principalmente em uma época em que se predominava tramas inocentes e rasas, sobretudo na distinta concorrência (como a DC é também conhecida). Era impensável na grande indústria a construção de histórias tão complexas como as que os X-Men contavam no final da década de 70 e começo dos anos 80.

Histórias desse estilo lançaram tendência, contribuindo para fazer dos anos 80 uma das décadas mais fecundas criativamente nos comics. Roteiros tão verborrágicos como os que eram feitos naquela época são estranhos ao leitor moderno, mais habituado a muitas splash pages e poucas caixas de diálogo. Em razão desse costume de contar histórias excessivamente explicativas, e das contantes cópias e adaptações por quais passou desde então, que hoje a saga se encontra envelhecida e a leitura não se dê mais de forma tão fluida.

Esse encadernado de A Saga da Fênix Negra reúne aquelas clássicas nove edições escritas por Chris Claremont e desenhadas por John Byrne que, apesar de serem precedidas de outras histórias relacionadas, representam o ápice e o desfecho das consequências da transformação de Jean Gray na Fênix. 

Se desconsiderar a tosca reconstrução da perna do Wolverine na capa (já que na capa original havia um código de barras no lugar), a edição da Salvat é digna, impresso em um papel com boa gramatura e com textos explicativos e contextualizadores que situam bem o leitor iniciante. É uma ótima oportunidade para conhecer um dos quadrinhos mais importantes do gênero e que há muito tempo não desembarcava nas bancas do Brasil. Datava de 2006 o último lançamento da saga pela Panini.

Os Fabulosos X-Men: A Saga da Fênix Negra
Uncanny X-Men #129-137
**** 7,5
Marvel | 1980
Salvat | julho de 2014
Roteiro: Chris Claremont
Arte: John Byrne
Cores: Terry Austin

Nenhum comentário: