sábado, 4 de outubro de 2014

Fonte de inspiração de Grant Morrison, histórias bizarras de Batman são reunidas em encadernado


Todo mundo sabe que Grant Morrison, antes de ser um ótimo roteirista, é um grande estudioso dos quadrinhos de super-heróis. É só reparar na grandiosa e recém-lançada saga Multiversity, em que faz um detalhado mapeamento de todos os 52 universos paralelos da DC Comics. Para escrever as suas histórias durante sua frutífera passagem pelo título do Batman, Morrison foi se inspirar nas primeiras histórias do herói, principalmente aquelas escritas na década de 50.

De fato, parece que Grant Morrison se baseou muito nessas histórias durante o seu tempo a frente das revistas do Homem-Morcego. Conceitos como os Batmen de outros países, que formaram o Clube de Heróis, foram cruciais para construir sua história em Corporação Batman. Quem leu Batman - Descanse em Paz vai descobrir a origem daquele Batman de Zur-En-Arrh e do bizarro Batmirim. São referências que desconhecia até a leitura dessas histórias.

No critério bizarrice, nada supera a história "Criatura Batman", em que o homem-morcego se transforma numa espécie de Gorila raivoso após ser exposto a um espécie de radiação, que era antes usada em animais para que eles roubem bancos (??). Nessa história, acontece de tudo, até uma clara referência ao filme King Kong, quando o gorila-Batman-gigante sobe ao topo de um arranha céu e começa a brigar com aviões. Enfim, um dos comics mais estranhos que eu já li.

É curioso também descobrir que, apesar de todo o mistério que ainda cerca a morte dos pais de Bruce Wayne, o crime já foi solucionado em Detective Comics #235 de 1955. A morte dos pais foi uma represália do criminoso Lew Moxon, que contratou um capanga qualquer para eliminá-los. Logicamente, desde então a versão dessa história mudou diversas vezes, praticamente se abandonando a versão dos anos 50, ainda mais depois da vindoura Crise das Infinitas Terras.

O mais curioso desse volume é reparar como o estilo das histórias mudaram desde aqueles tempos. O Batman de Bill Finger, que roteiriza quase todas as histórias, é de um super-herói feliz, realizado e muito mais próximo de Robin que hoje em dia.

As histórias preparadas para esse encadernado entram fácil nas mais estranhas (e também nas mais ridículas) já feitas. Mas isso analisado, claro, sob um olhar moderno, alheio ao papel que os quadrinhos mainstream tinham no meio do século, muito mais dirigido ao público infantil do que ao jovem/adulto e sob forte regulamentação do recém-criado Comics Code Authority (criado em 1954)

Batman - Arquivo de Casos Inexplicáveis
Batman #65, 86, 112, 113, 134, 156 e 162; Detective Comics #215, 235, 247 e 267; World's Finest Comics #89
*** 6,5
DC | 1951, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1963 e 1964
Panini | setembro de 2013
Roteiro: Bill Finger, France Herron e Edmond Hamilton
Arte: Sheldon Moldoff, Dick Sprang e outros.

Nenhum comentário: