sábado, 11 de outubro de 2014

Coleção de Graphic Novels Marvel da Salvat começa com obra de gosto duvidoso

Coleção Oficial Graphic Novels Marvel, Homem-Aranha - De Volta ao Lar

É certo que uma coleção que possui a pretensão de compilar o melhor da Marvel não começa lá muito bem ao escolher O Espetacular Homem-Aranha - De Volta ao Lar como edição de estréia. Não é que seja um arco ruim, mas é que falta a ela aquela grandiosidade, e até mesmo relevância, que possui várias histórias do herói.

E olha que eu devo admitir que a fase do J. M. Straczynski e John Romita Jr. evoca um cero saudosismo de minha parte. Foi a partir dela que comecei a ler as histórias do Homem-Aranha, na década passada, logo no início de sua publicação pela Panini (após a Marvel deixar a Abril). A história é divertida e possui bastante ação, mas é só.  

O vilão criado por Straczynski não possui nenhum charme e possui uma origem, além de mal explicada, estapafúrdia. Ele só serve mesmo para dar uma canseira no Homem-Aranha enquanto ele reflete, bem ao estilo, sobre a sua vida. Ele busca adicionar outros elementos à origem do herói ao colocar em dúvida se foi a aranha ou a radiação que deu os poderes ao herói. Mas, como se provou ao final do arco, tudo não passou de uma tentativa vazia de reconstruir as bases do personagem, que ao final se mostrou irreleRovante.

Os textos de apoio que acompanham o encadernado afirmam que a passagem de Straczynski pelo título foi a de renascimento do personagem após a terrível fase do final dos anos 90, façanha que, deve-se admitir, não deve ter sido muito difícil alcançar. 

A arte de John Romita Jr., apesar de não vir me agradando atualmente (vide o seu atual trabalho em Superman), ela é bastante dinâmica, o que privilegia a narrativa visual. Seu maior problema é desenhar rostos, que parecem ser sempre os mesmos, variando apenas em alguns detalhes.

O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar
The Amazing Spider Man #30-35
*** 6,0
Marvel | 2001
Salvat | abril de 2013
Roteiro: J. Michael Straczynskyi
Arte: John Romita Jr.

Nenhum comentário: