quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Concebido para as novas gerações, Terra Um apresenta Superman carrancudo


A história você conhece, mas volta e meia ela é recontada para as novas gerações, ainda mais num momento em que o principal objetivo das editoras de quadrinhos é renovar o seu público leitor. A proposta da iniciativa é exatamente essa: atualizar e redefinir as bases sobre o qual se sustenta uma das histórias mais icônicas dos quadrinhos, a origem de Superman.

Em Terra Um acompanhamos todos os momentos importantes de Clark Kent, desde a fase de descoberta ao lado de seus pais em Smallville, até seus primeiros desafios em Metrópolis. A história começa quando Clark chegando em Metrópolis, mas, em forma de flashbacks, vemos a chegada dele na Terra, a forma como seus pais adotivos o encontraram, como seu uniforme foi tecido, enfim, a trama se valeu da já batida intercalação de eventos passados e presentes.

Ainda que conte essa história respeitando bastante a mitologia de Superman, não deixando de mencionar várias passagens clássicas de sua origem, mas Straczynski não deixou de imprimir sua proposta pessoal. Aliás, são precisamente essas as passagens mais frágeis e questionáveis da obra. Além disso, a dupla criativa passou uma aura extremamente equivocada ao personagem. Parece-me totalmente incrível o fato de Clark, ainda que esteja povoado de dúvidas e angústia de uma nova vida, passar toda a história com um semblante carregado. Estão querendo passar um ar de Batman ao Superman.

O roteiro peca ao inovar e trazer para a origem do herói um supervilão pífio, criado especialmente para o título. Ele simplesmente não representa uma ameaça. Isso praticamente fere de morte um dos momentos mais importantes da obra, se não ela por completo.

A história ganhou uma continuação em outubro de 2012 e o terceiro volume está programado para sair em fevereiro de 2015, todos roteirizados por Straczynski.

Superman: Terra Um
Superman: Earth One
*** 6,0
DC | novembro de 2010
Panini | dezembro de 2012
Roteiro: J. Michael Staczynski
Arte: Shane Davis
Arte-Final: Sandra Hope
Cores: Barbara Ciardo

Nenhum comentário: