sábado, 27 de dezembro de 2014

Embora historicamente negligenciado no Brasil, Concreto merece atenção do leitor

Concreto - Uma Rocha Entre Rochas - Devir

Ao largo do domínio da Marvel e DC na indústria dos quadrinhos no final dos anos 80, a recém-criada Dark Horse surgiu como opção a esse eixo mopolizador ao oferecer espaço para obras de grande vigor artístico. Esse vigor se deu com obras dos próprios criadores empregados pelas majors, que não encontravam nessas editoras liberdade criativa suficiente para dar vazão aos seus anseios, numa estratégia semelhante ao que faz a Image atualmente. Na época, a Dark Horse veio tentar suprir esse vácuo na indústria ao dar espaço para astros como Frank Miller, Dave Gibbons, Mike Mignola e John Bryne. 

Um dos primeiros (e um dos melhores) frutos dessa iniciativa foi Concreto, obra seminal de Paul Chadwick sobre o gentil e poderoso gigante de pedra que quer usar de sua capacidade para explorar o mundo. Inicialmente, a obra saiu em meio a consagrada antologia Dark Horse Presents e depois em revistas avulsas. Foi compilando os quatro primeiros números da publicação avulsa que em 2004 a Devir lançou Concreto - Uma Rocha Entre Rochas.

É surpreendente como a série é negligenciada pelas editoras brasileiras. O lançamento da Devir foi somente a terceira vez que a série chega ao Brasil. Antes, havia sido lançada somente uma edição pela Best News em 1990 e uma mini em três edições pela Toviassú (durante a sua breve existência). Mais recentemente, a HQM voltou com Concreto, em sua nova fase (colorida), na sua revista Dark Horse Apresenta, que apesar de irregular na periodicidade, apresenta qualidade artística e gráfica diferenciada quanto ao que ordinariamente sai nas bancas por aí.

Apesar das muitas semelhanças estéticas com os quadrinhos de super-herói, sobretudo com o personagem Coisa do Quarteto Fantático, Concreto subverte os conceitos do gênero e apresenta uma história, se não totalmente alheio a trama de ficção científica, que está muito mais preocupada em explorar as implicações filosóficas de suas aventuras. Foge, portanto, de tramas sobre aliens, guerras, política, apesar de tudo isso servir como pano de fundo.

Concreto é uma pessoa solícita, calma e caridosa, completamente ao avesso que sua aparência denota. O leitor começa a acompanhar as aventuras de Concreto sem saber sobre a sua verdadeira origem. Chadwick preferiu que primeiro o leitor se afeiçoasse ao personagem, explorando as óbvias perguntas que surgiriam sobre como aquele sujeito gentil poderia se tornar o que é, para somente depois, em flashback, contar a gênese do personagem. Ao final, a aparência de Concreto se torna o de menos, como se ela fosse abstraída frente a sua fabulosa personalidade.

Concreto - Uma Rocha Entre Rochas
Concrete #1-4
***** 9,0
Dark Horse | 1986
Conrad | 2004
Roteiro e arte: Paul Chadwick

Nenhum comentário: