sábado, 20 de dezembro de 2014

Primeira "Coleção Histórica" dos Vingadores traz as origens da fase 3 da Marvel nos cinemas


Sim, esse quadrinho estava à tempos na minha pilha de leitura. Mas em tempos de anúncios sobre a fase 3 da Marvel nos cinemas, foi providencial colocar a leitura da Coleção História Marvel - Os Vingadores em dia. Aproveitando todo esse hype, a Panini está publicando uma nova fase da coleção, trazendo mais histórias clássicas da equipe, dentre elas A Guerra Kree-Skrull (The Avengers #90-91; 93-97) e a A Saga de Ultron (The Avengers #127, 161-162, 170-171, 201-202 e Fantastic Four #150). Mas quero agora me referir aqui à primeira coleção lançada, em 2012.

Personagens que provavelmente darão as caras nos próximos filmes da Marvel têm suas origens contadas nas histórias desse encadernado, que abarca as edições 54 a 60 de The Avengers. Temos aqui o primeiro embate entre Capitão América (ajudado por Bucky Barnes) e o Barão Zemo, que acarretou na morte (?) do jovem sidekick; temos também a origem do vilão do próximo filme dos Vingadores: Ultron. O recorte editorial para essa coleção foi preciso, já que o arco de histórias aqui contemplado tem presença marcante dentro da cronologia da Marvel, sendo de leitura essencial para qualquer fã.

É curioso observar que a origem do robô Ultron vai ser bastante alterado em relação à versão clássica dos quadrinhos. Nas HQ's, ele é o resultado de uma das experiência de Hank Pym, o Homem-Formiga, que adquiriu vida própria e uma personalidade psicótica. Inclusive, na sequência dos acontecimentos, Ultron ainda se valeu da tecnologia de Hank para criar um de seus primeiros seguidores, o androide Visão (outro personagem confirmado para o próximo filme dos Vingadores). No filme, tudo indica que Ultron se originará de uma das tecnologias de Tony Stark.

Nas duas últimas edições, conferimos ainda a estreia do Jaqueta Amarela, que é outro personagem que vai ganhar sua versão cinematográfica, estando confirmado como o vilão do futuro filme do Homem-Formiga (a ser lançado em 2015). Ainda desconheço se nesse filme haverá alguma referência a Ultron. Mas, levando em conta o fato que a Marvel procura amarrar o máximo possível os filmes da casa, não me surpreenderia muito se Hank tenha alguma participação na criação do super-vilão.

Todas as edições são assinadas pela dobradinha Roy Thomas-John Buscema, talvez os dois nomes mais identificados com a equipe, responsável por outras clássicas aventuras entre os anos sessenta e setenta (Thomas ficou nos roteiros entre 1967 e 1972).

Coleção Histórica Marvel #4 - Os Vingadores
The Avengers #54-60
**** 7,0
Marvel | julho de 1968 a janeiro de 1969
Panini | junho de 2012
Roteiro: Roy Thomas
Arte: John Buscema
Arte-final: George Tuska e George Klein

Nenhum comentário: