sábado, 10 de janeiro de 2015

Inédita no Brasil, "67 Seconds" vai além da fórmula de corrida contra o tempo


Um dos grandes baratos que tenho com os quadrinhos é fazer garimpagem de títulos desconhecidos. Sempre é possível encontrar preciosidades dentre títulos há muito tempo esquecidos, que nunca tiveram espaço ao sol da grande mídia. Na maioria das vezes, somente é possível se contentar com a edição gringa, seja porque a história nunca chegou a ser publicada por aqui ou porque a edição brasileira é vendida por preços proibitivos. 67 Seconds se encaixa no primeiro caso. 

Publicada em 1992 pela Epic Comics, a graphic novel caiu na rede dessa garimpagem de títulos obscuros. A Epic Comics foi um selo da Marvel que existiu por volta dos anos 80 e 90 que publicava histórias para o público adulto, mais afastado da temática dos super-heróis. Por este selo saíram títulos hoje considerados clássicos como Dreadstar, Moonshadow, Hellraizer, Blueberry e dezenas de outros. Credenciais, portanto, não faltavam a 67 Seconds, ainda mais levando em conta que o roteiro de James Robinson (Starman e, atualmente, na mensal do Quarteto Fantástico) e a arte de Steve Yeowell, antigo colaborador de Grant Morrison (de Os Invisíveis).

Julgava que 67 Seconds seguiria um tipo de estilo narrativo que gosto bastante, que é o de contar histórias dentro de um espaço ou período de tempo bastante restrito. De fato, a história se passa em 67 Segundos. Mas a série ganha profundidade e extensão em razão dos flash backs. Por eles, conhecemos Brian Fellowes, fotógrafo de guerra, que se apaixonou pela sua parceira de reportagem, Emily Bougue. Brian relembra todo a história entre os dois, suas desilusões pelo amor platônico e a angústia por sempre estar protegendo-a dos perigos sem nenhum reconhecimento da parte dela. 

Os 67 segundos é o tempo que Brian tem para alcançar a corda de reboque de um avião que vai permitir que ele resgate Emily de uma, digamos, tragédia aérea. Depois desse tempo, a corda ficará fora de alcance. Enquanto persegue a corda pelo telhado de uma mansão coberta de neve, ele continuamente se pergunta sobre a razão de sempre se arriscar por ela, já que, para ele, seus esforços nunca foram devidamente reconhecidos por ela. Paradoxalmente, ele não consegue abandoná-la. Agora, ele tem 67 segundos para decidir se muda de atitude...

Ao longo de suas 64 páginas, a obra foca no deslumbramento de Brian pela beleza, independência e frieza de Emily. Ele se encaixa no perfil cavalheiro: ele tenta desesperadamente ajudá-la, protegê-las dos perigos da guerra. Mas ela é durona e indiferente quanto a afeição recebida. E isso vai corroendo Brian por dentro. A obra não desce a reflexões profundas, todavia, ela provoca o leitor a fazê-las.

Ao contrário do que esperava, a obra não se destaca particularmente por ser uma corrida contra o tempo, ela é antes uma história sobre relacionamento. Pode-se questionar a postura de Brian por alimentar algo que Emily não se mostrou disposta a oferecer (pelo menos não que ele se lembra), bem como por esperar reconhecimento por estar sempre salvando-a do perigo. Ela também livrou ele de muitas encrencas durante a guerra, numa dinâmica perfeitamente natural. Ocorre que o amor é o complicador de tudo e, conforme Brian concluiu: "Por milhares de vezes você a salvou, poupando-a da dor, da morte e de coisas piores porque - Deus tenha piedade - você a ama".

67 Seconds
**** 8,0
Epic Comics | janeiro de 1992
Roteiro: James Robinson
Arte: Steve Yeowell

Nenhum comentário: