quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

"Cidade Castigada" mostra que lado detetivesco de Batman ainda não se perdeu


Reconheço que não é de hoje que desgosto da arte de Eduardo Risso. Apesar de ser um artista requisitado e de ter trabalhado no ótimo 100 Balas, não consigo apreciar o seu desenho. Sempre acho que o roteiro de Brian Azzarello (seu parceiro de crime habitual) sempre ficaria melhor servido com outro artista, isso aconteceu com Homem do Espaço, Johnny Double e, agora percebo, com Batman - Cidade Castigada, que tentou surfar no prestígio alcançado na época por 100 Balas ao importar praticamente toda a sua equipe criativa (inclusive as capas de Dave Johnson e as cores de Patricia Mulvihill).

Tenho que reconhecer, porém, que Risso sabe como poucos criar uma atmosfera noir. Para Gotham, essas habilidades se mostraram perfeitas, uma vez que em Cidade Castigada, acompanhamos Batman numa investigação de um crime que tem a cara da cidade: doentio e chocante. Uma garota é encontrada morta no lixão. O principal suspeito é o seu próprio irmão, que teria mandado o Crocodilo fazer o serviço do modo mais grotesco possível. Nas esteiras dos acontecimento ainda conferimos a participação do Pinguim, Scarface e Coringa.

O grande mérito dessa HQ foi descer mais fundo na psiqué do Homem Morcego. Bruce é aqui forçado a novamente passar a limpo a morte dos pais, enquanto lida com um mistério que muito se assemelha ao seu drama. Ainda que essa abordagem possa já parecer batida, Azzarello a faz muito bem, não se tratando de um recurso apelativo de um roteirista sem criatividade e pretensioso. De tão repassada e revisitada a morte dos pais de Bruce, é certo que se qualquer roteirista quiser se aventurar com sucesso nessa temática o terá que fazer de forma bastante original.

De fato, Azzarello não fez feio. Tudo está muito bem amarradinho e desenvolvido. Batman vai paulatinamente solucionando o mistério, ao invés da apelativa solução de última hora. Quanto pensei que tinha sacado alguma coisa, o desfecho se mostrou surpreendente. Gosto disso numa HQ, muito embora tenha achado o meio de campo ali um tanto enfadonho.

Os acontecimento de Cidade Castigada ocorreram logo após o término do arrasa-quarteirão Silêncio (de Jeph Loeb e Jim Lee) e foi seguida pela fase de Judd Winick.

Batman - Cidade Castigada
Batman #620-625
**** 7,5
DC | dezembro de 2003 a maio de 2004
Panini | setembro de 2007
Roteiro: Brian Azzarello
Arte: Eduardo Risso
Cores: Patricia Mulvihill

Nenhum comentário: