sábado, 3 de janeiro de 2015

"Moon Knight" resgata um dos mais obscuros e interessantes heróis Marvel

Cavaleiro da Lua

Cavaleiro da Lua é um herói pouquíssimo conhecido do grande público, seja leitor ou não de quadrinhos. Na verdade, a Marvel pouco investiu nele ao longo dos anos. Sua publicação sempre foi errática, sendo composta por séries fracassadas e minisséries de curta duração. Creio que o motivo disso seja mais fracasso dos profissionais que tiveram a frente das revistas do que um problema do personagem. Pois ele é um dos mais interessantes do panteão da editora americana, algo que Warren Ellis e Declan Shalvey conseguiram ressaltar bem.

Dono de uma história bastante incomum, o Cavaleiro da Lua é o alter ego de Marc Spector, um ex-mercenário que encontrou a morte durante uma de suas missões. Enquanto agonizava, ao pés da milenar estátua da deusa egípcia Khonshu, Spector recebeu uma visão da deidade que prometeu-lhe salvar a vida em troca dele se tornar um de seus avatares. Ele aceitou e desde então Spector passou a sofrer de uma personalidade multifacetada, sendo uma delas a do justiceiro Cavaleiro da Lua, que se tornou um engajado combatente do crime em Nova York.

Toda essa história é contada nas revistas antigas do personagem, uma vez que Warren Ellis, nessa nova investida da Marvel, pouco se preocupou em recontar suas origens. Há somente uma breve introdução antes de cada edição explicando que a história se passa depois que Spector ficou completamente louco e desapareceu. Sozinho e equipado com o melhor que a tecnologia tem a oferecer, ele retornou com um novo visual, mas ainda sem abandonar o branco.

Ellis resolveu focar nas aventuras do Cavaleiro do que gastar páginas deixando as coisas explicadinhas. Ao invés disso, ele preservou mistério inerente ao personagem e investiu em histórias de pegada alternativa e autocontidas. E deu muito certo. Sobrou tempo para deixar a linda arte Declan Shalvey dizer por ela mesma. Tudo ficou peculiarmente instigante e misterioso. Somente na edição #6 é que vemos os antigos parceiros de Spector no combate ao crime, Marlene (também ex-namorada) e Jean Paul Duchamp, acenando que podem ser futuramente implicados na série.

Moon Knight - From the Dead é totalmente diferente do que é geralmente praticado nos títulos mais pop's da Marvel. Ilustrativamente, basta conferir a edição #4, em que o Cavaleiro é induzido a uma viagem alucinógena a base de cogumelos (elemento bastante presente na obra de Ellis). Por não fazer parte da primeira linha de revistas, foi uma boa ideia dar à Ellis o comando criativo desse primeiro arco (no próximo, o roteirista será Brian Wood, de ZDM), já que a liberdade aqui para ousar é maior. Agora é torcer para que Brian Wood mantenha o bom nível.

Moon Knight - From the Dead
Moon Knight #1-6
***** 9,0
Marvel | maio a outubro de 2014
Roteiro: Warren Ellis
Arte: Declan Shalvey
Cores: Jordie Bellaire

Nenhum comentário: